BLOG

Naomi Fowler ■ ESCOLA DE HERÓIS TRIBUTÁRIOS #56: the Tax Justice Network Portuguese podcast

0

Welcome to our monthly podcast in Portuguese, É da sua conta (‘it’s your business’) produced and hosted by Grazielle David and Daniela Stefano. All our podcasts are unique productions in five different languages – EnglishSpanishArabicFrenchPortuguese. They’re all available here. Here’s the latest episode:

A falta de transparência, a falta de abertura para participação social, as tentativas de suborno e corrupção, as brechas na legislação, além de algumas dificuldades bem visíveis, como a falta de equipamentos ou pessoal suficiente….

Como nossos heróis e heroínas invisíveis se preparam para enfrentar os desafios da administração tributária?

Esse é o tema do episódio #56 do É da Sua Conta, especial de fim de ano e em homenagem a auditores e auditoras fiscais das administrações tributárias do Brasil e dos países africanos lusófonos.

  • Qual o perfil ideal para trabalhar na administração tributária? Seleção, formação inicial e capacitação durante a carreira de auditoras e auditores com Márcio Verdi (CIAT).
  • Cabo Verde, Angola, Guiné Bissau e São Tomé e Princípe: os desafios dos profissionais da tributação nos países lusoafricanos, com Clair Hickman.
  • Fim da Escola Nacional de Administração Fazendária (ESAF), greve e falta de condições de trabalho: o que ocorre na Receita Federal? O Isac Falcão (Sindifisco Nacional) responde.
  • Justiça fiscal como princípio norteador da formação de nossos heróis e heroínas, com Florencia Lorenzo (Tax Justice Network).

“Defendo que deve sempre haver uma formação inicial. Por melhor formada que a pessoa venha, ela precisa ainda entender, por exemplo, dos aspectos éticos, morais e código de conduta.”
~ Márcio Verdi, secretário executivo do CIAT

“Quando o servidor da administração tributária ingressa através de um processo seletivo  transparente, com provas e título, faz uma melhora sensível no corpo funcional, e depois, inclusive, no oferecimento do serviço público daquela instituição para a sociedade.”
~ Clair Hickman, consultora para administrações tributárias em países lusoafricanos

“Quando o presidente (Lula) falou que é preciso colocar o rico no Imposto de Renda, não é que o rico ia pular pra dentro do Imposto de Renda, precisa de uma administração tributária pra fazer isso.”
~ Isac Falcão, presidente do Sindifisco Nacional

“Um sistema tributário que foca naqueles que têm maior capacidade contributiva, é também um sistema mais eficaz.”
~ Florencia Lorenzo, Tax Justice Network

Participantes:

  • Beandrea Montoro, auditora fiscal em Guiné Bissau
  • Clair Hickman, auditora fiscal aposentada e facilitadora de treinamentos e consultoria fiscal em países lusoafricanos
  • Florencia Lorenzo, Tax Justice Network
  • Isac Falcão, auditor da Receita Federal e presidente do Sindifisco Nacional
  • Márcio Verdi, Secretário Executivo do Centro Interamericano de Administrações Tributárias, CIAT
  • Pascoal Alves Junior, auditor fiscal em Guiné Bissau

Transcrição episódio #56

~ ESCOLA DE HERÓIS TRIBUTÁRIOS #56

BÔNUS:
Greve na Receita Federal: por quê?

~ BÔNUS: Greve na Receita Federal: por quê

Postos de fiscalização fechados à noite por falta de iluminação nos pátios, auditoras e auditores da Receita Federal em greve por mais de um mês em  2023, proposta do governo negada pela categoria. O que está acontecendo com a Receita Federal?

Neste episódio bônus, entrevista exclusiva com Isac Falcão, auditor da Receita Federal e presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal no Brasil, o Sindifisco.

Transcrição Bônus É da Sua Conta

Episódios Relacionados

É da sua conta é o podcast mensal em português da Tax Justice Network. Coordenação: Naomi Fowler. Dublagens: Cecília Figueiredo e Zema Ribeiro. Produção e apresentação: Daniela Stefano e Grazielle David. Download gratuito. Reprodução livre para rádios.

Related articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.