BLOG

Naomi Fowler ■ Criminosos na Amazônia lavam dinheiro nos EUA: the Tax Justice Network Portuguese podcast #55

0

Welcome to our monthly podcast in Portuguese, É da sua conta (‘it’s your business’) produced and hosted by Grazielle David and Daniela Stefano. All our podcasts are unique productions in five different languages – EnglishSpanishArabicFrenchPortuguese. They’re all available here. Here’s the latest episode:

Desmatamentos, exploração ilegal de minérios e de madeira: parte do dinheiro sujo dos crimes ambientais na Amazônia acabam em paraísos fiscais nos Estados Unidos. Quem são os responsáveis? Como parar com isso? Esse é o tema do episódio #55 do É da sua conta.

  • Alessandra Korap fala sobre os impactos do garimpo e da mineração nos territórios dos  mundurukus. Povos indígenas e comunidades tradicionais são as afetadas diretamente pelos crimes ambientais na Amazônia.
  • A conexão entre crimes ambientais e crime organizado na região amazônica é explicada pelo professor e pesquisador Aiala Colares Couto (UEPA e Instituto Mãe Crioula).
  • Pelo menos 281 bilhões de doláres de rendimentos anuais para criminosos. Relatório da FACT Coalition aponta os Estados Unidos como um dos paraísos fiscais que mais lava dinheiro advindo dos crimes ambientais.  Vivian Calderoni, do Instituto Igarapé, comenta os achados do relatório.
  • Fluxos Financeiros Ilícitos: como se definem e como combatê-los? Florência Lorenzo, pesquisadora da Tax Justice Network responde.

Participantes:

Transcrição do episódio 55

~ Criminosos na Amazônia lavam dinheiro nos EUA

“A gente não sabe quem é pior: se são os garimpeiros ou as mineradoras”. 
 ~ Alessandra Korap, liderança munduruku

“Me perguntaram uma vez sobre lavar dinheiro (das drogas) com ouro. Mas será que é lavagem? Porque se o ouro já é ilegal e contrabandeado, uma atividade ilegal não lava a outra atividade ilegal.”
 ~ Aiala Colares Couto, professor e pesquisador da Universidade Estadual do Pará

“Fraudes, corrupção e lavagem de dinheiro: três crimes essenciais para dar a aparência de legalidade. São fraudados documentos sobre esses bens florestais, ocultando as origens ilícitas e possibilitando que sejam comercializados, por exemplo.
 ~ Vivian Calderoni, Instituto Igarapé

“Precisamos saber quem são as pessoas que estão se beneficiando dessas transações e, portanto,  desses crimes ambientais. Para isso, é central que todos os países garantam transparência de empresas ou outras entidades legais sobre quem são os proprietários, proprietários legais, mas também beneficiários finais”
  ~ Florencia Lorenzo, Tax Justice Network

Saiba Mais:

Episódios Relacionados

É da sua conta é o podcast mensal em português da Tax Justice Network. Coordenação: Naomi Fowler. Dublagens: Cecília Figueiredo e Zema Ribeiro. Produção e apresentação: Daniela Stefano e Grazielle David. Download gratuito. Reprodução livre para rádios.

Related articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.