BLOG

Naomi Fowler ■ Investimentos justos, economias melhores #51: the Tax Justice Network Portuguese podcast

0

Welcome to our monthly podcast in Portuguese, É da sua conta (‘it’s your business’) produced and hosted by Grazielle David and Daniela Stefano. All our podcasts are unique productions in five different languages – EnglishSpanishArabicFrenchPortuguese. They’re all available here. Here’s the latest episode:

Investimentos justos, economias melhores: Motivado pelo comentário da ouvinte Aurora de Armas no episódio anterior, o episódio #51 do É da Sua Conta busca encontrar maneiras de investir ou apenas abrir uma conta corrente sem alimentar os lucros dos banqueiros e do mercado especulativo, contribuindo, de fato, para uma economia que funcione para as pessoas e fortaleça a produção de alimentos saudáveis e leve em conta o meio ambiente.

  • O sistema financeiro e os perigos do mercado especulativo, com Lena Lavinas (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
  • Como se ganha dinheiro com investimentos e a questão da baixa tributação de investimentos especulativos, com Márcio Calvet Neves (Instituto de Justiça Fiscal).
  • Finapop, uma empresa que financia a agricultura que produz alimentos saudáveis e agroecológicos, com Ana Terra (Finapop).
  • COPAVI, uma cooperativa formada por assentados da Reforma Agrária e que foi beneficiada com os investimentos captados pela FINAPOP, com a cooperada Cris.
  • CRESOL, uma cooperativa de crédito na qual qualquer pessoa (física ou jurídica) pode se tornar associada ao abrir uma conta corrente, por exemplo, com Vitor Hugo Tonin.
  • Reforma do Imposto de Renda: o que pode ser feito para que investimentos especulativos sejam melhor tributados e contribuam para a economia “real”

Transcrição do episódio #51

Participantes:

~ Investimentos justos, economias melhores #51

“Toda crise é uma sobreacumulação do capital. Tem muito capital sobrando e esse capital não está sendo reinvestido na produção, se desloca para o sistema financeiro, onde os rendimentos nessas aplicações começam a aumentar”.
 ~Lena Lavinas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

“O nosso objetivo tem que ser acabar ou pelo menos aproximar a tributação do capital à tributação da renda. Com a atual legislação brasileira, que tributação sobre investimentos é zerada ou muito baixa, você aumenta a desigualdade social.”
 ~ Márcio Calvet Neves, Instituto de Justiça Fiscal

“Para as pessoas que têm dinheiro, sugiro investir em cooperativas, projetos de produção –  industrial ou agropecuária – , de preferência projetos coletivos e com perspectiva sustentável.”
 ~ Aurora de Armas, ouvinte É da Sua Conta

“O sistema financeiro pode canalizar recursos de quem tem dinheiro parado para quem precisa do dinheiro para investir. A questão está justamente em quem dirige o sistema financeiro e, por isso, a importância da gente ter um sistema financeiro que seja dirigido coletivamente, endereçado para atender coletivos”
  ~ Vitor Hugo Tonin, Cresol

Os resultados do crédito Finapop às cooperativas de produção de alimentos: “casos  de cooperativas que duplicaram ou triplicaram até o faturamento; geraram mais postos de trabalho e agroindústrias fizeram adaptações para eliminar o seu impacto ambiental”
 ~ Ana Terra, Finapop

“Com essa moenda e a instalação da caldeira, a gente consegue quase zerar o consumo de lenha, só utilizando o bagaço de cana para tocar a estrutura industrial. Com as mudanças na estrutura, a gente avalia que diminuiu entre 6 e 7 graus a temperatura dentro da indústria, diminuindo o esforço físico envolvido pelas trabalhadoras e trabalhadores no processo de produção.”
 ~  Cristina Sturmer dos Santos, Copavi

Saiba Mais:

É da sua conta é o podcast mensal em português da Tax Justice Network. Coordenação: Naomi Fowler. Produção e apresentação: Daniela Stefano e Grazielle David. Download gratuito. Reprodução livre para rádios.

Related articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.