BLOG

Naomi Fowler ■ Tax Justice Network Portuguese podcast #30 Pandora Papers provam a podridão do sistema financeiro

0
É da sua conta

Welcome to our monthly podcast in Portuguese, É da sua conta (it’s your business) produced by Grazielle DavidDaniela Stefano and Luciano Máximo. All our podcasts are unique productions in five different languages – EnglishSpanishArabicFrenchPortuguese. They’re all available here. Here’s the latest episode:

Pandora Papers provam a podridão do sistema financeiro #30

O episódio #30 do É da sua conta mostra o papel dos Pandora Papers como prova da degradação do sistema financeiro no mundo todo.

  • O denunciador argentino Hernan Arbizu detalha o papel dos bancos na lavagem de dinheiro.
  • A diretora do Instuto de Justiça Fiscal Clair Hickman explica como o segredo oferecido pelos paraísos fiscais protegem sonegadores.
  • O economista Uállace Moreira conta como as grandes multinacionais que usam offshores em paraísos fiscais prejudicam o ambiente de negócios e as pequenas e médias empresas.

Além disso, Andrés Arauz, ex-candidado à presidência do Equador e ativista por justiça econômica, fala da perseguição que vem sendo vítima após exigir que uma lei de seu país seja cumprida e investigue o presidente Guillermo Lasso por ter empresas offshore. E a repórter Ethel Rudnitzki, que participou da cobertura dos Pandora Papers pela Agência Pública, fala sobre a importância para a democracia de vazamentos de informações sobre onde está o dinheiro dos super-ricos para a democracia.

Ouça no É da sua conta #30:

  • O trabalho dos jornalistas no projeto Pandora Papers
  • O papel dos bancos e outros facilitadores de lavagem de dinheiro e evasão de recursos
  • O que são offshores e a legislação brasileira
  • Impacto dos abusos de multinacionais sobre pequenas e médias empresas
  • Lei contra paraísos fiscais: o caso equatoriano

“É muito importante que saibam que a riqueza das pessoas não está só no próprio país e que isso não está sendo tributado.”

~ Ethel Rudnitzki, repórter da Agência Pública

“É preciso buscar a forma legal de usar os tribunais americanos para denunciar os bancos nos Estados Unidos, porque as contas estão em Manhattan, e a lavagem de dinheiro acontece em Manhattan.”

~ Hernan Arbízú, denunciador, economista, ex-banqueiro

“As multinacionais, quando planejam seu pagamento tributário, criam estruturas para contabilizar os lucros em jurisdições de baixa carga tributária, ou seja, em offshores. E assim evitam pagar impostos.”

~ Uallace Moreira, professor de economia da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

“Servidores públicos não deveriam ter recursos offshore em paraísos fiscais, pois  sabemos que são pilares de opacidade, de falta de transparência, onde se escondem as possíveis transações obscuras relacionadas com corrupção, má gestão, conflito de interesses, ocultação do patrimônio.”

~ Andres Arauz, economista, ex-candidato à presidência do Equador

“A legislação brasileira não favorece as pessoas que mandam dinheiro para paraísos fiscais. Então, como elas fazem para não pagar o imposto sobre esses rendimentos? Elas criam mecanismos para fugir da tributação ou para se aproveitar de brechas legais.”

~ Clair Hickman, diretora do Instituto de Justiça Fiscal (IJF) e auditora fiscal aposentada da Receita Federal

Participam desta edição:

Pandora Papers provam a podridão do sistema financeiro #30

Conecte-se com a gente!
 
www.edasuaconta.com

Twitter

Facebook

Plataformas de áudio: Spotify, iTunes, Stitcher, Deezer

Inscreva-se: [email protected]
 
Download do podcast em MP3 https://traffic.libsyn.com/secure/edasuaconta/edasuaconta_30.mp3

É da sua conta é o podcast mensal em português da Tax Justice Network. Produção: Daniela Stefano, Grazielle David e Luciano Máximo. Dublagem: Vanessa Martina Silva Coordenação: Naomi Fowler.

Download gratuito. Reprodução livre para rádios.

Related articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.