Naomi Fowler ■ Tax Justice Network Portuguese podcast #28: O PRIVILÉGIO TRIBUTÁRIO É BRANCO
Welcome to our monthly podcast in Portuguese, É da sua conta (it’s your business) produced by Grazielle David, Daniela Stefano and Luciano Máximo. All our podcasts are unique productions in five different languages – English, Spanish, Arabic, French, Portuguese. They’re all available here. Here’s the latest episode:
O racismo estrutural característico do Brasil se reflete também no sistema tributário, o que reforça a desigualdade e privilegia os brancos em outr. O mesmo ocorre em outras parte do mundo.
No episódio #28 do É da sua conta, entrevistados trazem fatos históricos para explicar como a população negra é afetada por um sistema econômico e social excludente e mostram que mais impostos sobre consumo do que sobre renda, riqueza e patrimônio, ampliam desigualdades e o racismo. Mas é possível ter um sistema tributário antirracista. Ouça nosso podcast para descobrir!
Ouça no É da sua conta #28:
- Política fiscal no Brasil é marcada por desigualdades raciais, de gênero e sociais
- Os privilégios dos brancos na arrecadação tributária
- O racismo estrutural no sistema tributário
- Por que a austeridade fiscal, como o “Teto dos gastos” no Brasil, é racista
- Como construir uma política fiscal antirracista
Participam desta edição:
- Clara Marinho – Assecor
- Flávio Batista – Faculdade Sensu
- Keval Bharadia – economista político
- Roseli Faria – Assecor
- Waleska Miguel – doutoranda em direito político e econômico
“Os impostos consolidados pelo desenho do sistema tributário funcionou como uma espécie de ferramenta de opressão sem sangue e que manteve a supremacia branca do ponto de vista da economia, do poder político, do ponto de vista social.”
Flávio Batista, professor e doutorando em direitos humanos“A despeito de termos 60% da população em situação de insegurança alimentar, a reforma do imposto de renda que se está desenhando é uma reforma de ampla desoneração da classe média combinada com uma ampla desoneração das empresas.”
Clara Marinho, conselheira da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor)“A comissão de juristas que está fazendo a revisão das normas antirracistas no Brasil apontou que no orçamento, o pensamento da política econômica no Brasil é branca e é masculina.”
Waleska Miguel, doutoranda em direito político e econômico“Eu vejo o orçamento público como principal instrumento de equidade e garantia dos direitos. Está no orçamento público um desenho do que aquela sociedade é e do que ela pretende ser.”
Roseli Faria, vice-presidente daAssociação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor)“Se queremos realmente construir um programa fiscal anti-racista temos de olhar através das lentes da tradição dos radicais negros, dos marxistas negros, dos escritores anti-imperialistas ocidentais.”
Keval Bharadia, economista
Mais informações:
Artigo de Flávio Batista e Philipe Anatole Gonçalves Tolentino: Por uma abordagem interdisciplinar do contrato social moderno: Políticas Fiscais, Desigualdades Raciais e os Direitos Humanos
Conferência Tax Rights and Racism (em inglês): https://www.youtube.com/watch?v=83lrzFUkXtk
Conecte-se com a gente!
www.edasuaconta.com
Twitter
Facebook
Plataformas de áudio: Spotify, iTunes, Stitcher, Deezer ect
Inscreva-se: [email protected]
Download do podcast em MP3: https://traffic.libsyn.com/secure/force-cdn/highwinds/edasuaconta/28_pp.mp3
Artigo de Silvio Almeida, Waleska Miguel Batista e Pedro Rossi: “Racismo na economia e na austeridade fiscal”, capítulo 10 do livro “Economia no pós-pandemia”.
Instagram de Clara Marinho com conteúdo sobre orçamento público e racismo
É da sua conta é o podcast mensal em português da Tax Justice Network. Coordenação: Naomi Fowler. Produção: Daniela Stefano, Grazielle David e Luciano Máximo. Dublagem: Luiz Sobrinho. Download gratuito. Reprodução livre para rádios.
Related articles
Joint statement: It’s time for the OECD to walk the talk on human rights
CERD submission: Racialised impacts of UK’s ‘second empire’
UN submission sets out racist impacts of UK’s ‘second empire’
Another EU court case is weaponising human rights against transparency and tax justice
Our future is public, and tax justice can get us there
Litany of failure: new briefing sets out OECD’s manifold shortcomings in international tax talks
Tax injustices are eroding women’s rights in Brazil, and we need to talk about it
Brazil – Submission to the Committee on the Elimination of All Forms of Discrimination against Women (May 2024)
20 May 2024