BLOG

Naomi Fowler ■ Tax Justice Network Portuguese podcast #27: Imposto de renda

0

Welcome to our monthly podcast in Portuguese, É da sua conta (it’s your business) produced by Grazielle DavidDaniela Stefano and Luciano Máximo. All our podcasts are unique productions in five different languages – EnglishSpanishArabicFrenchPortuguese. They’re all available here. Here’s the latest episode:

#27 Imposto de renda: empresas e ricos devem contribuir mais

Enquanto o mundo retoma o debate sobre a necessidade de taxar mais grandes empresas, e já tributa há anos a distribuição de lucros e dividendos, para distribuir a renda de uma forma mais justa, o Brasil segue na contramão, mesmo na recente proposta de reforma do imposto de renda. 

“O local por excelência para lidar com a questão da desigualdade é a tributação de renda e patrimônio, em particular a tributação de renda.”
– Rodrigo  Orair, pesquisador e especialista em política fiscal, tributação e desigualdade

“Falar em queda de arrecadação no Brasil é muito complicado, porque vivemos uma crise fiscal expressiva e ao mesmo tempo precisamos garantir bens e serviços públicos e principalmente a proteção social para lidar com os efeitos da pandemia. Então, eu não vejo espaço fiscal para reduzir carga tributária no momento.”
Débora Freire, professora de economia da UFMG

“As grandes reformas da tributação não são feitas em momentos de paz e tranquilidade, mas  em momentos de crise aguda. Nós temos uma janela de oportunidade histórica pra avançar efetivamente”
Paulo Gil Introini, diretor do Instituto de Justiça Fiscal.

Especialistas entrevistados no episódio #27 do É da sua conta defendemque grandes corporações e as pessoas mais ricas contribuam mais para que o país possa proteger sua economia, garantir direitos e reduzir desigualdades. Esses são também os objetivos  de uma reforma tributária baseada em justiça fiscal.

Ouça no É da sua conta #27:

  • Mudanças no imposto de renda devem respeitar os princípios de direitos humanos para garanti-los e reduzir desigualdades
  • Detalhamento da proposta de reforma do imposto de renda em discussão no Brasil
  • Tributação de lucros e dividendos
  • Proposta para empresas contribuirem menos com o imposto de renda no Brasil na contramão da realidade internacional

Participam desta edição:

Mais informações:

Conecte-se com a gente!

www.edasuaconta.com
Twitter
Facebook
Plataformas de áudio: Spotify, iTunes, Stitcher, Deezer ect
Inscreva-se: [email protected]

Download do podcast em MP3: https://traffic.libsyn.com/secure/edasuaconta/PP_27.mp3

É da sua conta é o podcast mensal em português da Tax Justice Network. Produção de Daniela Stefano, Grazielle David e Luciano Máximo. Coordenação: Naomi Fowler.

Download gratuito. Reprodução livre para rádios.

Related articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.