
Naomi Fowler ■ Tax Justice Network Portuguese podcast #25: Plano Biden reacende debate de um imposto global

Welcome to our monthly podcast in Portuguese, É da sua conta (it’s your business) produced by Grazielle David, Daniela Stefano and Luciano Máximo. All our podcasts are unique productions in five different languages – English, Spanish, Arabic, French, Portuguese. They’re all available here.
Plano Biden reacende debate de um imposto global #25
O governo Joe Biden planeja o imposto mínimo global corporativo para gerar empregos e reativar a economia estadunidense com investimento em infraestrutura sustentável. Essa proposta pode mudar os rumos do debate dentro da OCDE, onde a ideia já vinha sendo discutida há anos.
Mas a proposta estadunidense ou a discutida na OCDE para a implementação do imposto mínimo global corporativo beneficiaria todos os países? Ou só aumentaria as receitas dos países ricos? No episódio #25 de É da Sua Conta, especialistas apontam o caminho para que essa medida não aumente ainda mais a desigualdade entre as nações. Conheça também a proposta dos movimentos globais por justiça fiscal de imposto com alíquota mínima efetiva, o que há de melhor elaborado nesse sentido.
Participantes desta edição:
- Didier Jacobs – Oxfam America
- Márcio Verdi – Centro Interamericano de Administrações Tributárias
- Nick Shaxson – Tax Justice Network
- Sol Picciotto – Universidade de Lancaster
- Yasfir Ibraimo – Instituto de Estudos Sociais e Econômicos
Mais informações:
Conecte-se com a gente!
- www.edasuaconta.com
- Plataformas de áudio: Spotify, iTunes, Stitcher, Deezer ect
- Inscreva-se: [email protected]
- Download em MP3.
É da sua conta é o podcast mensal em português da Tax Justice Network. Apresentação e Produção: Daniela Stefano e Grazielle David. Redes Sociais: Luciano Máximo. Coordenação: Naomi Fowler.
Download gratuito. Reprodução livre para rádios.
Related articles
UN submission: Tax justice and the financing of children’s right to education
14 July 2025

How the UN Model Tax Treaty shapes the UN Tax Convention behind the scenes
The 2025 update of the UN Model Tax Convention
9 July 2025

One-page policy briefs: ABC policy reforms and human rights in the UN tax convention

Tax justice pays dividends – fair corporate taxation grows jobs, shrinks inequality

Reclaiming tax sovereignty to transform global climate finance

Uncovering hidden power in the UK’s PSC Register

Lessons from Australia: Let the sunshine in!
